BOAS VINDAS! AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE

Seja bem vindo ao nosso Blog.

Esse Blog foi desenvolvido com o objetivo de oferecer aos interessados em conhecimento um conteúdo inovador, dinâmico e atualizado.

Nele você encontrará vídeos, artigos, cases, referências de filmes e muito mais para você que está inserido no mercado de trabalho.

Sugira, critique, colabore. Seja mais um seguidor e condutor do nosso Blog Jogart

Adriana Monteiro Pinheiro

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DINÂMICA TANGRAM OU DESENHO

Objetivo:


- Exercitar o processo de comunicação – emissão e recebimento da mensagem – resultados.


Tempo previsto: 60 minutos


Material necessário:

- 10 jogos de tangram;

- 10 folhas com desenho de tangram.


Ou

- 30 folhas A4;

- 15 cópias de desenhos geométricos de média complexidade.



Procedimentos:


Tangram ou Desenhos

- Dividir o grande grupo em trios. Um participante do trio fará a observação, outro será o executor da tarefa e o outro o orientador da tarefa.

- O facilitador pede para que o orientador e o executor sentem-se de costas um para o outro. O observador deve ficar em pé com visão para ambos.

- A tarefa será realizada em duas rodadas.

- A tarefa consiste em montar um desenho do tangram escolhido pelo orientador. O orientador escolhe o desenho e apenas ele poderá ver este desenho.

- O facilitador entrega para cada orientador uma cópia contendo os desenhos do tangram. Ao executor o facilitador entrega o tangram (peças). O facilitador orienta o observador para que o mesmo observe como as ordens estão sendo passadas e executadas.

- O facilitador informa aos trios que terão 15 minutos para formar o primeiro desenho. Após os 15 minutos, podem trocar os papéis entre orientador e executor, mas não podem escolher o mesmo desenho. Iniciar a segunda rodada com um outro desenho a ser montado.

- Ao final das duas rodadas, fazer o processamento. Começar ouvindo os sentimentos do executor e orientador e como eles perceberam o processo de comunicação. Após, ouvir os relatos dos observadores. Lembrar aos observadores que não estamos julgando as pessoas, mas sim analisando o processo da comunicação.

- Ao final, o facilitador reforça pontos não observados e não abordados pelos participantes.


BOM TRABALHO!!!!!!!
Obs: Caso não tiver os jogos de Tangram para utilizar nessa atividade, pode-se variar com a utilização de Desenhos Geométricos de média complexidade. Nesse caso, a tarefa do executor será reproduzir o desenho escolhido pelo orientador. As demais regras permanecem as mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário