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Adriana Monteiro Pinheiro

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DINÂMICA DE GRUPO - ESTRATÉGIA - BOLA AO CESTO

Objetivo: Demonstrar a importância da iniciativa e do foco em resultados para o sucesso profissional.

Tempo previsto: 70 minutos

Material necessário:

- 1 cesto ou lata de lixo;

- 1 rolo de fita crepe;

- 12 folhas A4.


Procedimentos:

- Dividir em 4 subgrupos.

- O jogo terá 3 rodadas.

- Terão 15 minutos para fazer o planejamento e definir a meta. Devem entregar a meta por escrito ao facilitador. Quantos pontos devem marcar e em que posição?

- Será proibido aos grupos treinar os arremessos.

- Facilitador prepara cenário: cesto e posições de tiro. Cada posição vale pontos.

Colocar as regras no flip-shart. Esclarecer dúvidas e marcar tempo de planejamento: Quem será o atirador? E qual a posição de tiro?

- Cada grupo terá direito a 3 tiros por rodada. O atirador que iniciar a rodada deve ir até o final da mesma.

- Podem trocar o atirador para as próximas rodadas.

- Devem atirar das posições indicadas no planejamento.

- Facilitador anota os pontos no flip-shart.

- Não podem queimar a marca para atirar.

- Os grupos compram as bolas do facilitador. Bola pequena custa R$ 1,00; média $1,50 e grande $2,00. Será necessária uma bola para cada tiro.


Cenário:

- Colocar 1 cesto em um lado da sala e, a 50 cm do cesto, fazer marcações no chão. As linhas de marcações devem ser feitas com fita crepe e numeradas de 1 a 10, sendo 1 a mais próxima do cesto e 10 a mais distante do cesto.

- No flip-shat, anotar as distâncias e os pontos para cada marcação (distância conforme a tabela abaixo):

Cesto


Linha 1                           1 ponto

Linha 2                           2 pontos

Linha 3                           3 pontos

Linha 4                          5 pontos

Linha 5                          7 pontos

Linha 6                          8 pontos

Linha 7                          10 pontos

Linha 8                          12 pontos

Linha 9                          15 pontos

Linha 10                        20 pontos


- O grupo deve planejar as 3 rodadas ( em cada rodada, o jogador arremessa 3 vezes)

- No planejamento, deve constar o nome do jogador em cada rodada (eles podem trocar de jogador nas rodadas), quantos pontos fará e de que posições jogará. Podem escolher as posições, porém o jogador não poderá mudar, ou seja, o jogador escolhido para fazer os arremessos da 1ª rodada vai arremessar das posições escolhidas (não muda o jogador).

- O facilitador prepara no flip para colocar o planejamento dos grupos e o resultado de cada rodada. Depois, faz o processamento.

Flip shat para acompanhar o planejamento





Grupos                           Rodada 1                       Rodada 2                                                 Rodada 3

                                    Planejado Realizado       Planejado Realizado                            Planejado Realizado

                1 Posição                                             2 posição                                        3 posição

                Jogador                                                Jogador                                           Jogador

                 Pontos                                                 Pontos                                             Pontos



- Ao concluir as rodas, o facilitador faz as considerações, mostrando o que é ter foco em resultados e atingir as metas.