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Adriana Monteiro Pinheiro

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cenário Empresarial Brasileiro - Qual o foco estratégico?

Com a abertura dos mercados na década de 90 o Brasil vem acompanhando uma série de evoluções relacionadas ao comportamento empresarial, cultural e mudanças nos valores organizacionais.

As empresas, formadas por suas equipes e processos despertaram para um novo cenário empresarial onde, qualquer mudança no macroambiental impacta rapidamente o ambiente interno das mesmas.

Pode-se citar algumas mudanças ocorridas nas últimas décadas no mercado Brasileiro que impactaram diretamente na Gestão das organizações nacionais: abertura do mercado interno, avanço da Internet, maior atuação dos órgãos de proteção do consumidor, economia mais estável, maior interferência dos órgãos de regulamentação, ciclo de vida dos produtos mais curto, mudança no comportamento do consumidor, aumento da violência nos principais centros urbanos, entre outros.

Todas as mudanças relacionadas acima afetam de forma direta o comportamento do consumidor brasileiro assim como a necessidade de uma revisão de postura por parte dos empresários.

O Consumidor se tornou mais exigente buscando mais comodidade, inovação, valor agregado, maior qualidade com menor preço e maior variedade.

As organizações, por sua vez, passam por um processo onde é necessário inovar mais, reduzir custos sem impactar a qualidade, melhorar o atendimento e oferecer produtos e serviços mais competitivos. Destaco: competitividade não se limita a oferecer produtos e serviços com preços baixos. Competitividade é mais do que isto: está relacionada a agregação de valor, a oferecer ao cliente algo diferente, criativo e que supere a necessidade declarada.

Torna-se necessário ser inovador com idéias simples, sem grandes magnitudes. Torna-se essencial conversar com o cliente, analisar o mercado, participar do dia a dia do consumidor: entender suas exigências, desejos, comportamentos, necessidades, satisfações e frustrações.

Pense nas grandes inovações dos últimos anos, todas as grandes idéias surgiram da observação do mercado consumidor: suas dificuldades, cultura, valores, necessidades.

As empresas precisam ser mais criativas, copiar menos e pensar mais, escutar mais, observar mais.

Se realmente focarmos nas necessidades e desejos de nossos clientes e não nas necessidades de nossas empresas seremos mais competitivos, seremos mais inovadores, mais criativos e, realmente nos destacaremos no mercado atual.

Pense nisto. O que sua empresa tem feito de inovador para seus clientes e prospects? Que ações foram tomadas nos últimos meses que foram realmente criativas e tiveram foco real no cliente ou no mercado? Que diferenciação competitiva seu produto ou serviço possui no mercado?